O Índice ABCR é calculado com base no fluxo total de veículos que passa pelas praças pedagiadas.

Em 2012, o Índice foi incorporado ao cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), pelo IBGE, o que reforça sua grande relevância como indicador econômico.

Índice ABCR avança 1,1% em outubro
São Paulo, 10 de novembro de 2025 – O Índice ABCR referente a outubro de 2025 cresceu 1,1% na comparação dessazonalizada com setembro. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria. Na comparação dessazonalizada, o resultado refletiu a alta de 1,5% nos veículos leves e de 0,7% nos veículos pesados. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice total avançou 3,8%, impulsionado pela alta de 4,5% no fluxo de veículos leves e de 2,0% do segmento de pesados. Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 2,3%, fruto do aumento de 2,5% de veículos leves e 1,8% de pesados. “Em outubro, o fluxo total de veículos nas praças pedagiadas da ABCR apresentou avanço na série dessazonalizada, com crescimento disseminado entre os tipos de veículos. O aumento foi mais intenso entre os veículos leves, que compensaram a queda do mês anterior. Esse desempenho positivo reflete o dinamismo do mercado de trabalho, que amplia deslocamentos e sustenta viagens a passeio, embora restrições macroeconômicas — como crédito mais caro, inadimplência elevada e pressões inflacionárias — continuem limitando o orçamento das famílias”, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves. “Os veículos pesados também registraram alta, alcançando pelo segundo mês consecutivo o maior patamar da série histórica dessazonalizada. Esse movimento é impulsionado por fatores estruturais, como a expansão do e-commerce e maior demanda logística, mas sofre moderação devido às condições financeiras apertadas, que reduzem a procura por bens industriais. Além disso, a contribuição da produção agropecuária vem diminuindo nos últimos meses do ano, o que tende a suavizar o ritmo de crescimento”, pontuam.

ÍNDICE ABCR - Veículos Leves

Índice ABCR avança 1,1% em outubro
4,5%
10/2025 | 10/2024
1,5%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
2,5%

Últimos 12 meses

2,5%

Acumulado do ano

ÍNDICE ABCR - Veículos Pesados

Índice ABCR avança 1,1% em outubro
2,0%
10/2025 | 10/2024
0,7%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
1,8%

Últimos 12 meses

2,1%

Acumulado do ano

ÍNDICE ABCR - Total

Índice ABCR avança 1,1% em outubro
3,8%
10/2025 | 10/2024
1,1%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
2,3%

Últimos 12 meses

2,4%

Acumulado do ano

Em São Paulo, índice ABCR cresce 1,2% em outubro
Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos aumentou 1,2% em outubro, na série dessazonalizada. Nesse mesmo critério, os leves avançaram 1,7% e os pesados 1,0%. Em relação ao mesmo período de 2024, o índice total registrou alta de 3,8%. O fluxo pedagiado de veículos leves avançou 4,4% e pesados 1,7%. Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 1,8%, fruto do aumento de 1,9% de veículos leves e 1,3% de pesados.

ÍNDICE ABCR - Veículos Leves

Em São Paulo, índice ABCR cresce 1,2% em outubro
4,4%
10/2025 | 10/2024
1,7%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
1,9%

Últimos 12 meses

1,9%

Acumulado do ano

ÍNDICE ABCR - Veículos Pesados

Em São Paulo, índice ABCR cresce 1,2% em outubro
1,7%
10/2025 | 10/2024
1,0%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
1,3%

Últimos 12 meses

1,6%

Acumulado do ano

ÍNDICE ABCR - Total

Em São Paulo, índice ABCR cresce 1,2% em outubro
3,8%
10/2025 | 10/2024
1,2%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
1,8%

Últimos 12 meses

1,9%

Acumulado do ano

No Rio de Janeiro, índice ABCR aumenta 1,9% em outubro
No Rio de Janeiro, o fluxo total aumentou 1,9% comparado a setembro na série dessazonalizada. O resultado decorreu do avanço de 1,3% de leves e 3,0% de pesados. Na comparação com outubro de 2024, o índice total registrou alta de 3,9%, resultado de igual avanço nos veículos leves e pesados. Nos últimos 12 meses, o índice total acumula alta de 1,5%, refletindo o aumento de 1,3% nos veículos leves e de 2,5% nos veículos pesados.

ÍNDICE ABCR - Veículos Leves

No Rio de Janeiro, índice ABCR aumenta 1,9% em outubro
3,9%
10/2025 | 10/2024
1,3%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
1,3%

Últimos 12 meses

1,4%

Acumulado do ano

ÍNDICE ABCR - Veículos Pesados

No Rio de Janeiro, índice ABCR aumenta 1,9% em outubro
3,9%
10/2025 | 10/2024
3,0%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
2,5%

Últimos 12 meses

2,3%

Acumulado do ano

ÍNDICE ABCR - Total

No Rio de Janeiro, índice ABCR aumenta 1,9% em outubro
3,9%
10/2025 | 10/2024
1,9%
10/2025 | 09/2025 com Ajustes Sazonal
1,5%

Últimos 12 meses

1,6%

Acumulado do ano

Quanto maior o nível de atividade, maiores serão os deslocamentos, e vice-versa:

Medir os deslocamentos nas rodovias é uma forma de, indiretamente, captar:

Veículos Leves

Carros, motocicletas e caminhonetes

Relação com:

– Consumo da população
– Renda disponível
– Emprego

O fluxo de cargas aumenta na medida que as pessoas estão com poder de compra e consumo.

Veículos Pesados

Caminhões, ônibus e tratores

Relação com:

– Volume de produção
– Indústria agrícola

O fluxo de cargas aumenta na medida em que a produção cresce no País

Como é calculado o Índice ABCR​

O passar dos anos mostrou a grande relevância do Índice ABCR na análise conjuntural da economia brasileira, dado que é um indicador de alta frequência e que se correlaciona com indicadores econômicos relevantes, como o PIB, a produção na indústria, as vendas no comércio varejista, os salários, entre outros.

O Índice ABCR considera apenas o fluxo das rodovias sob concessão privada. A ABCR e a Tendências Consultoria Integrada não calculam números-índices para cada concessionária. O cálculo é feito com base no fluxo de cada concessionária, mas o número-índice é calculado apenas para o país, índice agregado Brasil, estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Índice ABCR é dessazonalizado com base no método X-12 ARIMA. Trata-se de combinação de uma regressão linear da função média com a regressão para os termos de erro, que são modelados segundo um modelo ARIMA. O processo de modelagem ARIMA faz uma projeção da série analisada para trás e para frente, escolhendo a especificação que resulta na melhor aderência; o resultado é uma maior confiabilidade para os resultados mais recentes e uma maior suavização da série ao longo da amostra. O X-12 permite outros avanços, como:

No procedimento, foram considerados, ainda, efeitos específicos para o calendário brasileiro. Quando ocorre a entrada de novas praças, para evitar distorções nas variações, as informações são computadas, porém não entram no cálculo do indicador até que ocorra uma nova revisão da base, quando houver dados disponíveis para dois anos ou mais, possibilitando observar um padrão sazonal. Quando há mudança de cobrança (unidirecional ou bidirecional) são utilizados ajustes para corrigir as distorções geradas. O padrão utilizado é a cobrança bidirecional.